quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Deus e os relógios

Caros Amigos,

Quero contar-vos uma história.

"Certa vez, durante a vigília de um encontro de jovens, vi uma rapariga sentada num banco, afastada dos restantes jovens, a chorar desesperadamente... Não podendo, de maneira nenhuma, deixá-la ali assim, aproximei-me, devagar, e perguntei-lhe encarecidamente:

 - Então? Está tudo bem?

 - Não! - respondeu - Não sei o que faço aqui!

- Porquê? Não estás a gostar? - perguntei novamente.

- O problema é esse: eu estou a gostar, mas isto é demais para mim! Eu não consigo estar ali na vigília com os jovens do meu grupo! - disse, muito tristemente.

- Mas não te dás bem com eles?

- Dou-me muito bem com todos eles! Mas eles conseguem viver isto mais do que eu! Como é que eu te vou explicar? Eu acabei agora de fazer o Crisma e apesar disso, custa-me muito acreditar em Deus... Por mais que o procure, parece que não está em lado nenhum!

- Acredita que eu te compreendo! Mas bem, anda comigo dar uma volta!

E assim fomos... Depois de um pouco de silêncio, eis que o Espírito me inspirou e pude, finalmente, ajudá-la nessa dúvida!

- Queres te diga uma coisa: Deus é como os relógios!

- Oh! - afirmou, no meio de um sorriso - Não digas isso!

- É verdade! Deixa-me explicar-te melhor! Sabes, nós andamos com o relógio no pulso para onde quer que vamos, não é? Ele é tão banal e faz parte do nosso quotidiano que nós, mesmo sem olhar para o pulso, sabemos que ele está lá! No entanto, às vezes, nós tiramo-lo, seja para tomar banho, para escrever no computador, para fazer desporto... 
Quando, por algum motivo, queremos saber as horas e não temos relógio, ficamos atarantados à sua procura! E ainda bem que assim é! Significa que buscamos algo que nos faz falta e sem a qual não podemos continuar...
Existem, no entanto, alguns que recorrem logo a outros métodos. Se não têm o relógio ali perto, vêem as horas no telemóvel, no computador ou procuram à pessoa mais próxima.

Da mesma forma, Deus está sempre connosco. Quando, por algum motivo, O procuramos e não O encontramos ali perto, ficamos perdidos, tristes, sentimo-nos abandonados! No entanto, Ele está sempre perto de nós. Tal como o relógio, muitas vezes deixámos Deus ali bem perto, no quarto, numa situação mal resolvida. Mas não podemos deixar de O procurar! Às vezes basta pararmos um pouco para reflectir... Onde O deixámos?
No entanto, não podemos tentar ser "práticos" nestas questões. Há gente que, não querendo ver Deus, procuram outras formas de espiritualidade e outras satisfações que em nada têm a ver com a vivência cristã!

Não deixes de O procurar! Está bem perto de ti... Pára, reflecte e pede-Lhe ajuda! Sozinha não conseguirás nada... Deixa que o Espírito Santo te ilumine e fará grandes coisas por ti e em ti! Não tenhas medo! Parabéns por quereres procurar Deus... És um exemplo!

Depois disto, voltámos, cada um para seu sítio! No encontro de jovens, não mais lhe disse nada, mas sempre que a via era possível verificar que o seu sorriso era inevitável! Acho que já encontrou Deus..."

Aqui fica este conto, que apesar de ser muito simples é bastante rico em metáforas... Leva a pensar, não leva?

Abraço em Cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário